O Dia Mundial de Combate à Aids é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV / AIDS / SIDA.
O dia marcado para mobilização universal é sempre 1º de dezembro e, na maioria dos países, esse dia já se tornou um evento anual, que conta com a participação de diversos segmentos da população.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico.
O que é a AIDS : Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
São mais de 33,2 milhões de pessoas que vivem com o HIV.
Toda vez que você dorme com alguém, você dorme com o seu passado.
Por que o laço vermelho como símbolo?O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.
Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades em cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.
"Há uma coisa dentro de mim, contagiosa e mortal, perigosíssima, chamada VIDA, lateja como desafio."
Herbert Daniel, morreu em 1992 em decorrência da AIDS.
Que Deus abençoe cada família e seus entes queridos.
Que Deus cuide de cada criança em seu desamparo.
Que Deus ilumine cada cientista para uma cura definitiva.
Amém.
0 comentários:
Postar um comentário