12:45

Pérolas e eu!!!


Sempre fui fascinada por pérolas, não só pela beleza que é esta pedra, mas sim pela raridade e complexidade de como são concebidas.
Faço com a dor assim como a ostra faz, abstraio dela todo o poder de me fazer ruim e a transformo em coisa boa, que agregue algo ao meu caráter. Como diria Rubem Alves, ostra feliz não produz pérola, isso vale para as ostras e vale para nós, as pessoas que se imaginam felizes simplesmente se dedicam a gozar a vida. E fazem bem. Mas as pessoas que sofrem, elas têm de produzir pérolas para poder viver. Sofrimento que faz pérola não precisa ser sofrimento físico. Raramente é sofrimento físico. Na maioria das vezes são dores na alma.
Só para que entendam o que estou falando, a ostra para sobreviver, ela tem que se abrir completamente para captar os nutrientes que estão presentes na água, acontece que em um momento em que ela se abre para poder se nutrir, e junto com o alimento ela termina por ingerir também algum corpo estranho, como um grão de areia, por exemplo, o grão de areia ao adentrar na ostra, fere seu interior, causando danos à estrutura interna da concha. Para aliviar o sofrimento e o incômodo do grão de areia, ela deixa de cuidar da proteção externa e passa agora a tentar minimizar a dor e o sofrimento que sente, revestindo o grão de areia com o mesmo material que deveria estar reforçando as paredes externas de suas conchas, chamado madrepérola. A ostra que nunca passou por isso, não será capaz de produzir uma pérola.
O que mais me admira nessa história da formação da pérola é que as pérolas são causadas pela dor e sofrimento, e que por uma questão de amor-próprio e auto-preservação a reveste com aquilo que lhe é mais importante, a fim de que não sofra mais com os arranhões do grão de areia, logo eu posso concluir que uma pérola é uma dor que chegou a seu termo pelo amor à vida!!!
Podemos ir além dessa reflexão, observem uma concha, ela é bonita, mas o seu verdadeiro valor está dentro dela. Existem muitas conchas no mundo, mas são poucas as que trazem o valor precioso que é a pérola. A pérola que está dentro da concha é que vale infinitamente mais, não importante o tamanho, a beleza e a cor da concha.
Recebi de um amigo muito especial o seguinte poema, no qual eu simplesmente adorooo!!! Rô obrigada pelo carinho de sempre, eu te amo minha coisa mais linda!!!


Elisperola

És uma pérola de brilho contagiante
Uma pérola em busca de alguém especial
Pensas ser apenas uma figurante
Mas és na verdade a personagem principal

És uma pérola que encanta com sorriso de menina
Que encanta com palavras de ternura
Canta e encanta com a ousadia feminina
E vai levando assim todos a loucura

Quando devagar, quase em silêncio, apareces
Em poucos segundos modifica todo o espaço
Todo aquele que te vê e te conhece
Sente uma vontade louca de dar-te um abraço

És uma fagulha, uma semente de felicidade
És como a partitura de uma canção
Retrata nas letras a grandeza da amizade
Que se canta de boca e sente-se no coração






2 comentários:

✿Lidi Dimbarre Tullio ஜீ disse...

Para muitos a pérola é uma pedra meio sem sal, antiga que lembra velharia, mas para pessoas de requinte as pérolas são o que há de mais sofisticado e se torna cada vez mais preciosa, pela simplicidade que representa.
E assim é você , simples como uma pérola , porém preciosa como o mais valioso dos diamantes...
Que sua luz continue sempre a brilhar...

Beijos Dona Pérola

Ahhhh e quanto a ajuda que você precisava com o blog da liga, me diz o que você precisa por e-mail que te ajudo com o maior prazer, dei uma mudada na cara dos meus blogs e será um prazer te ajudar.
Mas manda por e-mail que não estou mais acessando msn , nem orkut.

Beijos Eli

Lidi

***Eli Amorim*** disse...

Obrigada Lidi!!

Sempre fui fascinada por pérolas, acho que é uma pedra de grande raridade.

Beijos.