22:49

Viagem Buenos Aires!




Tenho andado um pouco fora do mundo da blogosfera, tenho tido muitos trabalhos e muitas outras coisas que ocuparam a minha mente desde minha última passagem por aqui, mas o gosto pela escrita também é uma das minhas paixões então não poderia deixar de escrever alguma coisa por hoje.

Em setembro desse ano, estive em Buenos Aires a passeio, e posso lhe afirmar que é uma cidade encantadora, quando falavam para mim as palavras “tango” e “carne”, era automático pensar nessa cidade, mas agora este pensamento evoluiu, quando se fala compras, museus, gastronomia, pode se falar em B.A., sem ter medo algum de pecar por excesso.

Não sou muito fã da Argentina por motivos que agora não compete dizer, mas confesso que é um país muito interessante, ainda está se recuperando de uma crise econômica mundial desde 2009 e também agora com a morte de Nestor Kinchnner. Mas, Buenos Aires está atualmente, regalada (de graça) como dizem os portenhos. Não tem hora melhor para fazer as malas (deixando espaço nelas para voltar com muitas compras) e ir descobrir os bairros que os nossos hermanos tanto amam.

Tive a oportunidade de conhecer muitos lugares, como o Caminito, é impossível não admirar o tango, até nós turistas somos convidados a participar, o bairro La Boca é mais tradicional, passamos pela livraria El Ateneo, digna da paixão que os portenhos têm pela leitura, e posso até confessar que sentir um pingo de inveja, verdadeira obra de arte, passamos também pela La Bombonera (estádio), vimos o tributo a Maradona em La Boca, e digo que não vi tanta coisa fascinante assim, deve ser porque não gosto do Maradona, deve ser por isso.

Claro que ir a Buenos Aires se conhecer Galerias Pacífico, chega a ser um insulto, assim como não conhecer a casa rosada, o obelisco e a Puente de La Mujer, verdadeiros símbolos argentinos.

Fiquei hospedada no centro de Buenos Aires, onde tudo acontece, e é muito fascinantes estar em outro país, conhecer e aprender outras culturas. A Plaza de Mayo, tal como em sua origem, continua sendo o centro cívico, o lugar onde as coisas acontecem, diria a testemunha da história,. Foi ali que as multidões aplaudiram os discursos de Perón, na década de 40. Os prédios em volta da praça sediam os poderes públicos: o Cabildo, a Casa Rosada, sede atual do governo, Banco de La Nacion Argentina, a Catedral Metropolitana e o Palácio Municipal. Vale a pena fazer o percurso a pé e observar a arquitetura francesa, testemunho da época em que Buenos Aires começou a se modernizar e a adquirir uma fisionomia européia.

Avenidas como Corrientes e 9 de Julio são famosas na cidade, uma porque é muito citada nas letras de tango e a segunda por ser uma das mais largas do mundo. Não poderia deixar de citar um dos cafés mais famosos de B.A., claro que teria que falar dele, o Café Tortoni, de tão famoso, ele foi o preferido de escritores como Jorge Luis Borges, o lugar mantém-se como na inauguração, em 1858 com espelhos, lustres e cristais, o chocolate com churros é maravilhoso.

Não poderia falar de B.A., sem mencionar a famosa Recoleta, o bairro mais francês que pude conhecer, os grandes hotéis de luxo ficam nesse bairro, assim como lojas de grifes internacionais de peso, fachadas classudas e sem contar a elegâncias dos portenhos, que digo de passagem são muito hermosos (bonitos).

Foto pessoal

Para diversão à noite, fui ao show de tango, que aliás diga de passagem é maravilhoso, também passeamos por Puerto Madero e também pelo bairro de Costanera, lugar de ferveção. Fica entre o Rio da Prata e o aeroporto Jorge Newbery, na madrugada o cenário muda, ali ficam as discotecas mais quentes da cidade – de uma cidade com tradição em ferver, como por exemplo o Pacha, decoração inspirada no Mediterrâneo e o lugar é repleto de DJs convidados de todo o mundo.

É uma cidade que eu voltaria em outra oportunidade, claro que com mais tempo para desfrutar. Antes que me perguntem, não arranjei nenhum namorado por lá, bem que um dos meus propósitos era ter encontrado um, porém, o destino foi mais rápido e tratou de colocar cada um em seu devido lugar. Uma pena!

Ano que vem tenho programado outro país, espero que dê certo!!! E vamos ao Chile!!! Santiago!!!

Beijos,

Eli.

0 comentários: