13:57

Briga pela audiência!!!


Desde terça-feira(11) temos assistido a briga extremamente explícita entre as emissoras de TV Rede Globo e Record. Tudo começou quando a Globo deu destaque ao caso 'Edir Macedo', exibindo uma pequena reportagem no ''Jornal Hoje'', e uma grande reportagem no ''Jornal Nacional'', no qual o Bispo Edir Macedo e mais 9 integrantes da Igreja do Reino de Deus estão sendo acusados de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

A TV Globo mostrou com exclusividade a ação criminal que foi aberta a pedido do Ministério Público de São Paulo, sobre movimentações bancárias feitas por pessoas ligadas ao Bispo. O fundador da Igreja Universal é suspeito de enriquecimento ilícito. As transferências e aplicações somam R$ 8 bilhões, dinheiro usado para comprar emissoras de TV e rádio, financeiras e agências de turismo e jatinhos. O maior valor foi aplicado na emissora Record.

Chegou a mostrar reportagem de três anos atrás, onde pastores gaúchos da Universal pediam aos fiéis que vendessem casa, apartamento, carro, seja lá o que for, e dessem o dinheiro para a igreja.

A Record para não deixar barato colocou em sua programação uma matéria sobre a Rede Globo, onde fala que a família Marinho desde a década 60 vem monopolizando, manipulando e não é adepta a democratização do acesso a informação. Os apresentadores da Record vem continuamente informando aos telespectadores que as reportagens que a emissora do plim-plim vem fazendo contra a Universal é porque está perdendo a audiência. E mostrou que o dízimo pago pelos fiéis é investido em creches, atendimento a catástrofes, ressocialização de menores infratores, etc. “Uma emissora que quer monopolizar a informação, quando começa a perder audiência, entra em desespero”, disse o apresentador do Jornal da Record.

Mas qual o real motivo da briga?
Contratos publicitários, copa do mundo, audiência, profissionais, atores, Jogos Olímpicos de Inverno? Me poupe!!!

Agora vem a grande pergunta: 'Quem saíra ganhando no final?' O telespectador com certeza não!

Normalmente o telespectador de telejornais querem apenas ser informados dos fatos do dia, e não ficar assistindo a um 'bate-rebate', não é mesmo?

Que coisa mais feia, ao invés desta briga, vocês deveriam fazer algum trabalho de prestação de serviços, ajudar as pessoas seria uma boa, pessoas estas, que ajudam vocês, com a audiência que vos devota. Agora só resta esperar para ver o resultado.

Não sou aficcionada da Record, nem tampouco da Globo. Prezo muito mais um livro bem lido e com conteúdo do que a televisão. Acredito apenas que nós na qualidade de espectadores, deveríamos deixar de sintonizar esses canais que exacerbam a idolatria a um fato ou a um nome, puramente criado pelo interesse econômico. Está na hora de abrirmos a visão, exercer a lateralidade e definir o programa que nos dá conteúdo. Enfim, enquanto mantivermos tal comportamento, apenas a publicidade e a politicagem aplaudirão a nossa incapacidade de análise.


Eli Amorim - 13/08/09.

0 comentários: