00:22

Coexistir, coexistência, CONSCIÊNCIA!!!


"Quem habita este planeta não é o homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra." A filósofa alemã Hanna Arendt deixa claro, de forma subjetiva, que a vida em sociedade exige respeito ao coletivo e à diversidade. Com diferenças de todos os gêneros (credo, cor, política, classe social), buscar a sintonia e a convergência entre as pessoas surgem como desafios até mesmo existenciais.

Afinal somos fortes pelo que nos une ou pelo que nos separa??? Qual é a fórmula de combate à intolerância, ao radicalismo e à estupidez??? Conscientes de que o poder da amizade e do respeito fosse, talvez, a resposta provável a estes questionamentos, fiz algumas pesquisas entre sites, amigos de outra religião e pessoas especializadas.

Não foi muito difícil deduzir e saber que tanto no cristianismo ao hinduísmo, o ato de se relacionar com o outro - que é obrigatoriamente diferente, por ser outra pessoa, me pareceu plenamente possível. E desta diversidade religiosa pude perceber que nasceu um mosaico de opiniões que, no íntimo, se comunicam entre si. Porque o outro é necessário, porque sem os "outros" jamais haveria "nós". Porque, como disse Deus, não é bom que o homem esteja só.

Para que você possa entender este tema do blog de hoje, quero que fique claro o que significa a palavra coexistir, coexistência, não estou fazendo apologia e muito menos querendo que você compartilhe do mesmo pensamento, apenas quero que você possa refletir e depois tirar suas próprias conclusões a respeito.

O logo COEXIST foi criado pelo artista polonês Piotr Mlodozeniec e é formado pelo intercambiamento dos três símbolos das religiões monoteístas que consideram Abraão como seu patriarca. A letra "C" foi trocada pelo "Crescente Islâmico", símbolo adotado em várias bandeiras de países onde há predominância de muçulmanos. O símbolo judaíco conhecido como "Estrela de Davi" foi inserido no logo na posição da letra "X" e a letra "T" foi trocada pela "Cruz", símbolo maior do cristianismo.
A campanha pela Coexistência, amplamente divulgada pelo vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, propõe a convivência pacífica entre as três maiores religiões do mundo e o respeito às crenças e preceitos de outras religiões e sincretismos existentes ao redor do planeta.



"Não há entendimento sem diálogo, e não pode haver diálogo se não houver coexistência. Coexistência não pressupõe viver junto, mas apenas viver lado a lado. Coexistir é tolerar, respeitar e entender o outro, nosso semelhante".

Leia abaixo o manifesto escrito pelo curador da exposição Coexistence em favor do convívio entre os diferentes tipos de religiões.

Raphie Etgar

A Coexistência é mais do que um conceito e mais do que uma idéia bem aceita para a nossa cultura global. Ela envolve mudar as nossas vidas e desafiar a nossa maneira de pensar. A Coexistência não é necessariamente aprender a viver junto, mas talvez aprender a viver lado a lado. Muitos de nós têm esperança de uma existência pacífica, mas infelizmente todos os dias ainda há violência e terrorismo contra pessoas inocentes em muitos cantos do mundo. As pessoas sensatas deveriam receber a mensagem de coexistência e levá-la em seus corações e mentes.

A exposição é uma tentativa pioneira de apresentar a difícil busca por uma solução. Ela não traz soluções políticas, mas faz um apelo às pessoas pelo diálogo. O mundo em que nós vivemos hoje precisa de muita boa vontade e amor. A pobreza e a riqueza extremas existem lado a lado com uma grande disparidade. A hostilidade e a desconfiança crescem do outro lado das cercas que as pessoas constróem. Faríamos bem em aprender a apoiar ao invés de enfraquecer um ao outro e aprender a entender as diferenças entre nós e estimar e valorizar essas diferenças. Nos dias de hoje, é muito importante que uma voz lúcida clame por um diálogo lógico e sábio, e ao mesmo tempo rejeite todas as formas de violência.

A mensagem de tolerância e compreensão precisa ser ouvida em cada canto do mundo e em todos os locais possíveis. Especialmente em épocas de sofrimento e fúria, todos nós precisamos ser o coração e a voz daqueles urgindo por diálogo e um retorno à discussão. As pessoas constroem muros para se proteger. Porém, mais do que isso, algumas vezes precisamos nos proteger de nós mesmos. Estamos ainda mais preocupados com os muros que as pessoas constroem em seus corações, muros que são construídos nos corações das crianças, muros mentais que são construídos em momentos de medo e provocação; serão necessários muitos anos de educação e muito esforço para destruir esses muros.

Nós nos perguntamos como chegamos nesse terrível ponto - tanto aqueles que estão vivendo os conflitos quanto aqueles que assistem de fora e não entendem. O que acontece hoje em todo o mundo é um ciclo que não pode ser quebrado sem líderes corajosos e motivados que precisam resolver os problemas com generosidade, compreensão mútua e não-violência.

O que precisamos hoje em muitos lugares no mundo é mais consideração, carinho, humildade e amor. Não podemos continuar a educar as gerações futuras com base na diferença. Não podemos permitir que mal-entendidos triunfem sobre a percepção e compaixão dentro de nós. Temos que ter esperança e agir, cada um de nós e todos nós juntos. Se cada um, à sua maneira, pensasse sobre como pode contribuir, mesmo que de forma pequena, mas significativa, para a mensagem de que todas as pessoas são iguais e responsáveis pelas outras, haverá uma manhã em que acordaremos em um mundo melhor.

Queremos acreditar que esta exposição será catalisadora do pensamento positivo, que irá contribuir com energia positiva para as pessoas que serão estimuladas a agir com moderação, compreensão e consideração em relação ao outro. Tenhamos esperança de que nossa modesta contribuição a esse esforço fará diferença. Os promotores desta exposição são artistas que se juntaram de todas as partes do mundo para expressar seus sentimentos e seu desejo de influenciar através de sua arte. Esta exposição que está caminhando de cidade para cidade em todo o mundo está tentando melhorar as relações entre as pessoas.

Temos esperança de que a arte fará sua contribuição para a preservação de nossa sociedade e para a melhoria das relações humanas em todo o mundo. Nós nunca sabemos ao certo o quanto a arte contribui para a opinião pública e como influencia os pensamentos individuais. Esta exposição pretende enfatizar de forma criativa a arte de coexistir. Aqui nós vemos a arte como uma linguagem sem fronteiras. É, portanto, universal e fala para todas as idades, religiões e nacionalidades.

No link acima, conheça o Portal Coexistência. E façam um tour virtual pelo Museu da Coexistência em: http://www.mots.org.il/eng/index.asp

Iniciada e criada pelo Museum on the Seam, em Jerusalém, em 2001, sob curadoria de Raphie Etgar, COEXISTENCE é uma exposição itinerante de enormes outdoors criados por artistas de vários países, que viaja o mundo, sensibilizando as pessoas e demonstrando a possibilidade da coexistência entre os povos, a mensagem de diversidade, aceitação e respeito pelo outro. A exposição já passou por importantes cidades, como Paris, Washington, Berlim, Zurique, Belfast e Sarajevo. Sempre expostos em locais centrais, conhecidos, os painéis foram ampliados pelo Museu para o formato 3x5 m, para ficar ao ar livre e em lugares além das paredes de um museu. Os painéis transmitem mensagens de coexistência por imagens universais a fim de estabelecer comunicação direta com todas as idades, religiões e nacionalidades. O grande impacto das imagens gigantes incentiva eventos ao seu redor relacionados aos temas da coexistência e democracia. A exposição almeja informar, motivar e criar o diálogo na esperança de melhorar às relações entre povos.
(...) COEXISTENCE visa informar, motivar e estabelecer o diálogo entre as pessoas.

(...) complementando o conhecimento e compreensão das razões de desentendimentos entre os homens, que incluem religião, etnia e política.

Vou confessar que não sigo uma religião pré-definida, não decoro orações, vou à igreja somente em casamentos, sou relapsa como católica, por isso que tinha decidido há uns cinco anos atrás que não seguiria algo em que eu não acreditasse, você deve estar se perguntando, então que religião você segue, vou lhe responder, sigo somente uma chamada: DEUS!!!

Acredito que Deus está conosco o tempo todo, dentro da gente, acredito que não preciso ficar entre quatro paredes e decorar orações para que Ele me escute, ele sabe o que penso e o que quero, acredito em reencarnações, e por acreditar, me tornei adepta a religião espírita/kardecista, acredito que estamos aqui para cumprir uma missão que nos foi dada pelo nosso criador, e senão conseguirmos realizar nesta vida, voltaremos novamente e assim sucessivamente até que esta missão possa ser cumprida.

Não julgo as outras religiões, apenas tenho opiniões, que podem ser contrárias a sua, penso diferente de você ou até mesmo igual, mas esse é o propósito deste texto de hoje, pensar diferente, ampliar nossas mentes e nosso poder da fé, seja de onde ela vier.

Creio que nós devemos fazer a nossa parte em todas as situações, independente do resultado que teremos. A amizade exercita essa virtude de agir para o bem dos outros, porque temos o compromisso de melhorar a vida das pessoas ao nosso redor. Acredito que as leis do universo agem como uma bola, quanto mais forte você joga, mas forte ela volta para você.


Eli Amorim. 04/08/09

0 comentários: