19:53

Relacionar-se com os outros!!!



Se você estiver se sentindo só, não é tarde demais para desenvolver novas amizades ou para restabelecer relações com antigos conhecidos. Mesmo que não tenha sido no passado uma pessoa amável ou acessível, ainda lhe resta tempo para mudar.

Querer ser diferente é apenas o começo. Não há uma fórmula única para mudar nosso modo de nos relacionarmos com os outros, mas eis algumas sugestões. Identifique algum comportamento que você gostaria de mudar e procure especificá-lo. Por exemplo, se você não quer mais ser intratávek, poderia estabelecer como meta ser mais animado ou mais expansivo. Em seguida, precisa identificar o que pode fazer para atingir sua meta. O primeiro passo pode ser tão simples quanto dizer "bom dia", "por favor" e "obrigado" com maior freqüência. Se seu objetivo consiste em fazer com que as pessoas conversem mais com você, procure demonstrar mais atenção e interesse como ouvinte. Se quiser que as pessoas lhe façam visitas mais freqüentes, trate de tornar os encontros mais agradáveis para elas.

Podemos nos sentir um pouco constrangidos por um tempo especialmente se estivermos preocupados com a impressão de estar apenas desempenhando um papel ou fingindo ser o que não somos. Encare a situação do seguinte modo: o que nos tornou intratáveis, ou qualquer outra coisa, foi o fato de agirmos como pessoas intratáveis. Quando agimos como pessoas gentis e generosas, acabamos nos tornando gentis e generosos. No entanto, nao devemos exigir demais de nós mesmos nem tentar mudar com rapidez excessiva. Isso pode nos levar ao desânimo e à desistência.

Da mesma forma, não espere que os outros percebam ou aceitem suas mudanças de imediato, Algumas pessoas podem nunca ser receptivas como você gostaria; outras podem demorar um pouco para sentir simpatia e vontade de querer se realcionar com você.

Não importa qual seja a atitude das pessoas diante das mudanças que você fizer nem importa o sucesso que você tenha nos seus esforços para mudar, mas você será uma pessoa melhor por ter tentado.

Gostaria de salientar aqui dois pontos que acho importante, o primeiro é que ninguém nunca chega a ser totalmente adulto. Ficamos tão envolvidos com nossa individualidade que não reconhecemos que, antes de podermos ser totalmente adultos, temos de ser membros de uma comunidade adulta. Não dispomos, entretanto, de nenhuma comunidade adulta, ou seja, de comunidade ou de um mundo no qual todos assumam responsabilidade por cada um.

Quando se é criança tem-se uma sensação de comunidade na família e no playground. Perde-se essa noção de comunidade, porém quando se vai para a escola, onde de imediato cada um é forçado a ser competitivo e a tentar ser melhor do que o outro. Perde-se essa noção de comunidade no mundo dos negócios, Ela também é perdida no mundo da política, no qual cada nação ou grupo enfrenta outro. Ser plenamente humano é aceitar nossa interdependência como membros de uma comunidade. Assim, podemos ter uma atitude diferente diante da realidade de precisar de outras pessoas e de ser necessário.

O segundo ponto é que as pessoas precisam ser necessárias. Pense nisso. Gostamos que perguntem nossa opinião. Queremos dá-la. Ajudar outra pessoa faz com que nos sintamos generosos. Todo mundo quer ter a sensação de ser uma boa pessoa, mesmo que não seja. A necessidade de ser necessário é um impulso fortíssimo. Logo, tenha consciência de que, ao aceitar a ajuda de alguém você também lhe está dando algo em retribuição.



O que eu posso dizer disto tudo???

Levantei esta questão para que você possa refletir sobre o assunto, talvez as imagens colocadas neste texto, de nada tem a ver com ele, mas lhe digo, que as imagens falam por si só, e representa tudo o que eu quero neste exato momento!!! P E A C E !!! "Make love, not war!!!"

Eli Amorim - 11/08/09

0 comentários: