16:06

O caminho que desejamos estar...


Algumas pessoas passam pela vida como sonâmbulas, sem envolver-se apaixonadamente em coisa alguma, mas isso não acontece com a maioria de nós. Creio que o potencial para o envolvimento apaixonado existe em todo mundo. Se você estiver sentindo alguma apatia, dedique um tempo para avaliar quais são seus interesses. Com que você realmente se importa? Quais são as forças propulsoras na sua vida? Quem é você?

Desenvolvi uma imagem nítida de mim mesma, em parte ao identificar o que é importante para mim. Procuro ver a realidade como ela de fato é, tentando livrar-me de todos os condicionamentos aos quais fui submetida. Tome consciência das respostas e julgamentos que a sociedade nos impõe para tentar ver a realidade como ela é.

É necessário ter essa consciência da realidade para poder vivenciar plenamente o "ser" das coisas neste mundo. O que eu quero dizer com o "ser"? Pense da seguinte forma: qual é a essência de uma árvore? Qual é a essência do ser humano? Trata-se de fato um mistério.

Qual é a sua essência? Quem é você quando pensa em si mesmo? Você é todos os papéis que desempenha? Você é mais do que seus papéis? Costumávamos debater isso em sala de aula - você é mais do que alguém que representa um papel? Você é membro de uma família, você é um profissional, é isso ou aquilo, mas existe alguma outra coisa além desses papéis?

Uma vez eu li que quando se descasca a cebola, uma camada após a outra, no final não há nada. Tem pessoas que fazem essa mesma afirmação a respeito da essência de quem você é.

Mas eu não acredito nisso. Prefiro pensar que temos, sim, um núcleo do eu. E que, quanto mais sabemos sobre quem somos, mais ativamente podemos nos envolver no mundo à nossa volta.

É muito importante fixar metas para nós mesmos, por ínfimas que sejam, ou estabelecer metas mais significativas, como ajudar a cuidar de uma pessoa, se estiver dentro das nossas condições. Ou planejar começar aquele livro que estamos querendo ler. Quanto maior o objetivo, maior a motivação que teremos para realmente nos envolvermos com a vida.


Bom final de semana a todos e todas....


Beijos,


Eli Amorim - 07/08/09

0 comentários: