17:11

A Gripe do porquinho!!!

Bem pessoal, hoje resolvi falar um pouco da gripe suína, ops, não é mais suína, é Gripe A H1N1, depois que o Egito sacrificou 300 mil porcos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) resolveu mudar o nome da gripe, já que a transmissão está se propagando através do ser humano e não tem mais nada a ver com o animal.

Em muitos lugares, quando as pessoas veem o nome gripe suína, pensam que o porco é um perigo para a população. Não. Os porcos não são perigosos e o seu consumo não está contaminando as pessoas.

Até porque se fizermos uma comparação com a gripe aviária, a gripe se instalava no sangue e no porco ela se instala nos pulmões e as chances de serem transmitidas ao homem é bem inferior que a gripe suína. A gripe A foi propagada pela junção da gripe humana, gripe aviária, a gripe suína na América e a gripe suína na Europa, fazendo com que sofresse uma mutação.

Acredito que a preocupação constante é com a economia mundial, já que a indústria internacional de viagens e turismo é uma das mais afetadas, já com a crise mundial, agora com este alerta de uma possível pandemia.

Entre a gripe espanhola, que matou milhões de pessoas no início do século passado, até esta ameaça de pandemia, o mundo fez um enorme progresso. Neste novo contexto, há remédios antivirais estocados e os países estão discutindo ações de forma coordenada. Não há restrições a viagens e nenhuma razão de fechar as fronteiras, segundo a OMS.

Esperamos que essa gripe passe rapidamente como um resfriado comum.

Eli Amorim.

0 comentários: